Lógica de Programação

Muitos processos utilizados nas empresas hoje em dia são automatizados através de softwares que atuam com uma rotina programada por um operador, ele pressiona um botão ou toca na tela e define a forma que o processo será realizado. A sua máquina de lavar, por exemplo, possui diversas funções que só dependem de você programar suas etapas de lavagem de roupa e também segue uma rotina automatizada através de um software. A geladeira com níveis de resfriamento passa pelos mesmos processos. Então, como pode perceber, a programação segue uma rotina, isto é, segue uma lógica de programação.

Por que aprender lógica de programação?

Aprender a lógica de programação e a programar te ajuda a entender como um computador trabalha e também te ajuda a pensar melhor nas decisões do dia a dia por se tornarem mais sistemáticas e racionais. Todas as tarefas realizadas pelo computador passam por esse processo, que é feito por condições lógicas e só avança para a próxima se for executada a anterior ou a série de tarefas definidas por seu operador. Existem dezenas de linguagens de programação como PHP, C++, Java, Javascript, Python e atualmente o Flutter, mas a lógica é sempre a mesma e, por isso, fundamental para entender todas as outras linguagens.

Decisões você toma a cada instante quando acorda, quando decide se vai a padaria ou não, se vai à pé ou de carro para o trabalho, a diferença é que ao aprender a lógica você irá ser capaz de programar um sistema para que ele tome decisões de forma estruturada e concisa. 

Por mais que você não venha a ser um desenvolvedor, aprender essa lógica irá te auxiliar a interagir melhor com qualquer outro produto tecnológico por entender realmente como ele funciona.

Como funciona a lógica?

Vamos imaginar uma partida de futebol:

  1. O jogo é entre o time A contra o time B;
  2. Os times iniciam com o placar zerado (A = 0 e B = 0);
  3. O jogo tem duração de 90 minutos;
  4. Ganha o jogo quem fizer mais gols;
  5. O jogo inicia no meio de campo com o apito do árbitro;
  6. Se um time fizer gol no outro, ele soma + 1 no seu placar.
  7. Se o time A fizer um gol no time B, então A = 1 e B = 0
  8. A bola retorna para o meio de campo e o jogo recomeça;
  9. Se minutos depois o time B fizer um gol no time A, então A = 1 e B = 1;
  10. A bola retorna para o meio de campo e o jogo recomeça;
  11. Se o tempo for igual a 90 minutos, então Fim de jogo;
  12. Se o placar do time A for maior que o do time B, então Time A recebe 3 pontos;
  13. Senão, time B recebe 3 pontos;
  14. Se o placar do time A e B forem iguais, então time A e time B recebem 1 ponto;

Como demonstrado na partida de futebol acima, a lógica de programação atua da mesma maneira através de condições específicas e estruturadas dentro de uma rotina. Dentro de uma partida normal irá ocorrer outras condições como escanteios, laterais, faltas, intervalos e substituições, e essas condições podem ser acrescentadas a essa lógica. Por isso entender como ela funciona pode te trazer uma visão mais ampla da programação e suas linguagens.

Por onde começar?

Durante a carreira de programação e dependendo do projeto que será desenvolvido você terá que ter familiaridade com a maioria das linguagens e terá tempo para aprender cada uma delas, mas provavelmente em uma ou duas você terá mais facilidade, não que isso as tornem melhor do que as outras, pelo contrário, cada projeto se encaixa melhor em um tipo de linguagem. Por isso, enquanto não está familiarizado ou tem o conhecimento de muitas delas, comece a aprender uma linguagem para iniciante, uma Pseudo-linguagem como o Portugol no programa VisualG, à partir dele ou outra linguagem para iniciante você irá entender melhor como funciona a lógica de programação e a estruturação de um programa. Se você decidir começar em um degrau mais acima poderá enfrentar algumas dificuldades por não ter uma base mais sólida, porém isso não irá te impedir de aprender a linguagem que deseja. Uma recomendação além do Portugol, é entender um pouco HTML (HyperText Markup Language) e CSS (Cascading Style Sheets), e mesmo não sendo linguagens de programação elas são utilizadas como linguagens para criação de sites. Logo em seguida perceberá que a linguagem JavaScript pode ser utilizada em conjunto com o HTML e CSS na criação de um site. Certamente o seu navegador está utilizando Javascript. 

A melhor recomendação é começar do início e não pular etapas. Somente assim saberá qual linguagem se adapta melhor a você e conforme for avançando perceberá a interação entre todas elas e onde e quando utilizar.