Adobe Flash Player chegou ao fim

Em Julho de 2017, a Adobe anunciou que encerraria em 31 de Dezembro de 2020 o suporte a esta plataforma e que até 12 de Janeiro de 2021 seria a data final de seu encerramento. Como atualmente os navegadores Mozilla, Chrome, Safari, Edge e outros já possuem uma arquitetura mais segura e que suportam os padrões HTML5, WebGL e o WebAssembly, perceberam que não haveria mais necessidade de sua continuidade.

No artigo publicado pela Adobe em 25 de Julho de 2017, disseram que:

“Devido a este progresso, e em colaboração mútua com parceiros deste ramo tecnológico, incluindo Apple, Facebook, Google, Microsoft e Mozilla – a Adobe planejou o “End-of-Life” Flash. Especificamente, nós iremos parar de atualizar e distribuir o Flash Player até o final de 2020 e encorajar os criadores de conteúdo para migrar qualquer formato Flash existente para as novas plataformas.”

Desde 1996 o Flash tem auxiliado os navegadores a interagirem com vídeos, jogos, conteúdo em PDF e mais, porém por motivos como o alto consumo de bateria dos smartphones e falhas de segurança decretaram o seu esperado fim.

A Apple dispensou o software desde 2010, inclusive para IOS. Em uma carta aberta, em 2011, Steve Jobs comentou os porquês de não aderir a este plugin destacando seus problemas técnicos e consumo de energia. 

Mesmo com o fim deste plugin, a Adobe anunciou também que continuará na linha de frente com o desenvolvimento de novos padrões web e ativamente participativa em seus avanços.

O que fazer agora?

Além do consumo e agora por não ter necessidade de carregar um “peso a mais”, por questões de segurança seria inviável continuar com ele instalado em seu desktop, notebook ou smartphone.

Provavelmente, o navegador que você está utilizando já suporta o padrão HTML5 que tem suporte para as mesmas tarefas que o Adobe Flash desempenhava. Então quanto a isso não precisa se preocupar.

Falha de Segurança

Um dos motivos que levou o fim de seu desenvolvimento e suporte, foram as falhas de segurança que deixavam brechas para que crackers (pessoas praticam qualquer ato malicioso através de uma falha de um sistema de segurança) invadissem remotamente o computador pessoal de alguém e roubassem informações como senhas de bancos, fotos e outros arquivos pessoais.

Como Desinstalar?

Para desinstalar no navegador Google Chrome existem duas maneiras:

Na barra superior, no seu canto direito haverá um ícone de um quebra cabeça que ao clicar abrirá uma janela com todas as extensões instaladas ou sugestões para instalar; agora basta procurar o ícone do Adobe Flash Player e desátiválo.

Na barra superior, no seu canto direito haverá 3 pontos na vertical, como uma reticências, ao clicar abrirá uma janela com várias opções, na opção “Mais Ferramentas” abrirá uma outra janela e nesta se encontra a opção “Extensões”; pronto, agora encontre a extensão “Adobe Flash Player” e clique na opção de remover. 

Para desinstalar no navegador Mozilla Firefox:

Na barra superior, no seu canto direito haverá 3 traços horizontais que ao clicar abrirá uma janela com várias opções, siga com o mouse até a opção “Extensões”. Agora cada extensão instalada em seu navegador irá aparecer. Encontre o “Adobe Flash Player”, clique no ícone de reticências no canto e na opção “Remover”.

Links da página oficial: 

https://blog.adobe.com/en/publish/2017/07/25/adobe-flash-update.html#gs.oz8duj

https://www.adobe.com/br/products/flashplayer/end-of-life.html

Deixe um comentário