E agora, continuar ou não com o WhatsApp?

O anúncio que o Whats App começaria a compartilhar os dados de seus usuários com o Facebook – que comprou o aplicativo em 2014 –  tem causado bastante desconfiança e motivado algumas pessoas a migrarem para outras plataformas de mensagem. Em 2016 os usuários receberam a notificação para aceitarem ou não as Políticas de Privacidade, se naquele ano você aceitou, então você não recebeu esta última por questões óbvias. Até o dia 08 de Fevereiro de 2021, você pode decidir se aceita continuar utilizando seus serviços ou recusar e migrar para outra plataforma.

Uma breve leitura sobre o anúncio indica que essa mudança afetará diretamente as contas comerciais que poderão através de mensagens trocadas com seus clientes, iniciarem uma campanha de publicidade direcionada, o mesmo mecanismo quando você pesquisa no Google sobre um produto e logo em seguida recebe centenas de anúncios em suas redes sociais. Com essa mudança, o aplicativo também irá fazer parte desse time de ofertas direcionadas, o que facilitará encontrar uma empresa segura que venda o produto que você procura.

Segundo informações da sessão FAQ do aplicativo:

“Diariamente, milhões de pessoas em todo o mundo se comunicam de forma segura com empresas de todos os tamanhos por meio do WhatsApp. Se você escolher conversar com uma empresa, queremos que essa comunicação seja fácil e cada vez melhor. No WhatsApp, sempre informaremos, de maneira clara, quando você estiver conversando com alguma empresa que utiliza nossos recursos comerciais.”

Pela BBC:

“O que aconteceu agora é que o Facebook quer intensificar sua integração com o WhatsApp para que empresas que vendem serviços e produtos em suas redes sociais possam cada vez mais usar suas contas comerciais no aplicativo de conversa para interagir e fazer negócios com os usuários, inclusive viabilizando pagamentos e compras diretamente nesse canal. Além disso, a rede social vai passar a vender um serviço para empresas com grande volume de mensagens gerenciarem as conversas realizadas com os consumidores pelo WhatsApp.”

O que acontece em relação a Segurança e Política de Privacidade?

Antes seus dados já estavam sendo compartilhados com outras empresas sem o seu consentimento, como diz pela matéria na BBC a especialista em segurança de dados Mariana Rielli, líder de projeto do Data Privacy Brasil:

“Essa atualização da política de privacidade não chega a ser uma mudança de fato (nas regras de compartilhamento de dados). O que muda, na verdade, agora é que as pessoas perceberam que elas não tinham o direito de se opor ao compartilhamento dos seus dados enquanto elas estavam usando os serviços de WhatsApp”, afirma Rielli.

A forma em que você se comunica entre as contas pessoais com amigos, parentes e grupos continuarão com criptografia de ponta a ponta, isto é, de maneira segura para quem envia e recebe a mensagem. A imagem abaixo ilustra de forma clara essa relação.

https://scontent.whatsapp.net/v/t39.8562-34/p1080x2048/138012356_855156541724746_5116284254586772470_n.png.webp?ccb=2&_nc_sid=8a74b9&_nc_ohc=90Hp2cOfoUUAX9fuDvg&_nc_oc=AQmj62-J_Ll-wiv9JrF_UPVvhcPBlLJBsArGkm9-q-A7TEB8BV03CfPA0cxf4NwX5xk&_nc_ht=scontent.whatsapp.net&_nc_tp=30&oh=d921d08cfbd05969128d046e2571b1a4&oe=602562D0

Vale a pena migrar para outro aplicativo de mensagem?

Se você publica sua vida pessoal inteira nas redes sociais, não teria um porquê em mudar.

Se você entra na Google Play, por exemplo, e baixa qualquer tipo de aplicativo, principalmente os duvidosos, não faria diferença mudar justo agora.

As empresas e comércios locais gastaram uma quantidade enorme de dinheiro para fazer suas propagandas, banners e adesivos com seus números de Whats app, e muito provavelmente não irão migrar para outro aplicativo de mensagem.

Muitas, mas muitas pessoas nem leram os termos e já aceitaram as condições, pois não iriam migrar para outra plataforma já que a maioria dos seus contatos estão contidos no Whats app que é a ferramenta mais popular para trocar mensagens.

Teria vantagem para troca de mensagens dentro de uma empresa onde haverá informações que não poderiam ser vazadas, se este for o seu caso, o aplicativo mais seguro para baixar é o SIGNAL que não há compartilhamento de informações de seus usuários.

[Atualização 17/01/2021] Prazo de aceitação foi prorrogado.

Devido as dúvidas sobre os novos termos e o crescente número de usuários migrando para plataformas de mensagens concorrentes, o WhatsApp decidiu nesta sexta-feira, 15 de Janeiro, prorrogar a data de aceitação para o dia 15 de Maio deste ano. Tempo para que possa explicar com mais clareza sobre o que muda e o que não muda em sua política. À partir dessa data, com os termos já explicados, o usuários deverão decidir em aceitar os termos e continuarem utilizando a plataforma ou recusar e migrar para outra, pois o prazo mudou, mas a obrigatoriedade em continuar utilizando somente com a aceitação, continua.

Você pode tirar suas dúvidas através dos links abaixo:

FAQ Whats App: https://faq.whatsapp.com/general/security-and-privacy/answering-your-questions-about-whatsapps-privacy-policy/?lang=pt_br

[BBC] Novas regras para o WhatsApp: 4 perguntas sobre as mudanças no aplicativo: https://www.bbc.com/portuguese/geral-55645074

Deixe um comentário