M1, os novos processadores da Apple

Uau! O que vimos no passado novembro de 2020? Uma grande revolução no mundo da tecnologia? Ou somente mais um anúncio da grande gigante da tecnologia tentando mudar o rumo do mercado da tecnologia? Mais uma vez, por sinal!

O que a Apple lançou?

Realmente, em minha opinião, a revolução aconteceu, a Apple elevou a fasquia e lançou os novos processadores, fabricados por ela, o M1. Com tecnologia ARM, os mesmos que estão nos Iphones e Ipads, mas agora lançaram para o novo Mac Book Air, Mac Book Pro e Mac Mini.

Estes novos processadores contam com a GPU(unidade gráfica), RAM(unidade de memória) e o próprio CPU unidos em um só chip, que garantem ter mais performance e claro muito mais autonomia quando se trata de gasto em energia, possibilitando os notebook durar cerca de 20h trabalhando normalmente. Incrível!

A tecnologia ARM não é algo novo e a Apple já realiza testes há anos nos seus dispositivos mobile, como o Iphone e Ipad, tudo isso facilitou a inserção nos novos dispositivos.

Muitos já estão testando estes novos computadores com processador M1 e os resultados estão sendo muito bons, em todas as áreas, como edição de vídeos, produção de música e também desenvolvimento de software.

O grande senão disso tudo é que as aplicações não estão totalmente preparadas para rodar nesta nova arquitetura, mas como a Apple não iria dar ponto sem nó, ela pensou em tudo e também lançou o Rosetta 2 que é um tradutor das aplicações que rodavam antes em processadores com arquitetura X64 para a arquitetura ARM, e por incrível que pareça, funciona muito bem. Isso fará com que as empresas de software também façam rapidamente a adaptação para a nova arquitetura para tomar partido de toda a capacidade desses novos processadores.

Agora fica a dúvida, onde está a Intel e AMD? Com certeza, preparando as propostas delas para não ficarem atrás disso tudo, e quem ganha com isso? Você e eu, que somos os consumidores de tecnologia.

O certo é que se os computadores com ARM conseguem ser melhores, mais rápidos e consumindo menos energia, com certeza a sua produtividade, desenvolvimento e criação serão mais rápidos e melhor.

E por fim, não poderia deixar de dizer, que este processador é só o início, o que eles chamam de equipamentos base. Há rumores que os novos processadores “M1X”estão sendo preparados para as máquinas que são mais caras e para profissionais que exigem mais das máquinas. E neste ano, sim, em 2021 já vão lançar para os outros macbook pro e também para o iMac.

Fique atento que essa história ainda não acabou…

Deixe um comentário